sexta-feira, 21 de agosto de 2009

RENASCIMENTO DAS FARMÁCIAS E DROGARIAS

À pedidos da Lívia minha irmazinha caçula, está ai minha opinião sobre as novas mudanças que as ANVISA quer que as farmácias passem.

Finalmente foi tomada uma medida contra os mercadinhos em que as farmácias e drogarias viraram. Primeiramente eu acho um absurdo você entrar numa farmácia e pegar um cestinho para fazer compras, uma farmácia é um lugar pra promover saúde e não bazar! Finalmente a Anvisa resolveu acabar em parte com essa farra! Segue abaixo as novas determinações e espero que mais mudanças venham por aí!

Corredores e prateleiras de farmácia como você está acostumado a ver, cheios de medicamentos, estão com os dias contados. É o que determina a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Remédios para dor de cabeça, combate à febre, para azia e até pastilhas para dor de garganta e vitaminas vão para trás do balcão. Também será obrigatório manter um cartaz na área de medicamentos, orientando os clientes sobre os riscos da automedicação.

Nas gôndolas, poderão ficar medicamentos fitoterápicos, ou naturais, cosméticos e produtos para bebês, como mamadeiras e chupetas.

Segundo a Anvisa, 30% dos casos de intoxicação registrados no país são causados por medicamentos. Com as mudanças a Agência espera que o consumidor mude de hábito. Em vez das prateleiras passe a consultar um farmacêutico atrás do balcão.

"O Brasil precisa efetivamente cuidar, através dos estabelecimentos de saúde à disposição da população, cuidar do uso adequado, o uso irracional, abusivo de produtos, de medicamentos, levam ao mascaramento de situações patológicas, ao atraso no diagnóstico de doenças", diz o Diretor-Presidente da Anvisa, Dirceu Raposo de Mello.

Um comentário:

  1. Apoiado irmãozinho!
    Acho um absurdo até fazer propaganda de remedio. Depois reclamam da automedicação.
    E até com antibiótico.
    Os hipocondriacos de plantao que procurem um médico.. ou um psicologo rsrsr
    Beijos

    ResponderExcluir